O chocolate contém muitas propriedades nutricionais, desde que seja um chocolate feito com cacau de alta qualidade, sendo também um elemento terapêutico quando ingerido ou aplicado na pele. A partir desse conceito esse conceito, nasceu a terapia com chocolate e não é mais uma moda passageira, sendo uma das muitas terapias oferecidas pelo SPA e pelos centros de beleza da atualidade.
Apesar de ser uma técnica terapêutica aplicada em centros especializado, também são encontrados produtos para profissionais de uso doméstico a preços realmente acessíveis.
Baseada inteiramente em cacau puro, a terapia com chocolate é aplicada no âmbito de terapias alternativas para nutrição e saúde da pele. A cobertura de chocolate surge como uma nova forma de terapia, como a terapia de lodoterapia ou de lama, algaterapia ou mesmo, a cobertura de mel.
Sua aplicação consiste no uso de um grupo de produtos de chocolate tipo cacau 100% puro para facilitar o acesso da pele aos benefícios do chocolate, em forma de sabonetes, hidratantes, óleo de chocolate, entre outros. É muito importante que a terapia com chocolate seja feita com elementos 100% naturais e de alta qualidade para corresponder à finalidade de purificar e não fornecer toxinas.
Protocolo de aplicação:
No preparo, a pessoa deve tomar um banho com água quente e usar uma esponja para remover as células mortas. Com a pele seca, o produto é aplicado ou por todo o corpo ou na área desejada. Uma parte importante da terapia de chocolate é o envoltório, ou seja, envolver o corpo ou a região com filme plástico para obter maior penetração através do calor produzido pelo corpo (exceto no rosto). Na primeira experiência, a pessoa pode utilizar o produto no rosto e pescoço, mas o ideal é que a terapia com chocolate seja realizada no corpo todo.
A cobertura de chocolate deve ficar no mínimo 20 minutos (como uma máscara), podendo ficar até 45 minutos. Depois deste período, deve-se tomar um banho morno para remover o chocolate, sem deixar restos, sendo recomendado finalizar com um rápido banho frio, antes de secar o corpo, finalizar aplicando pouco de óleo de chocolate com as mãos no corpo ainda úmido.
É recomendável aplicar após o banho um hidratante também de chocolate natural usá-lo como hidratante diário ou pelo menos 3 vezes por semana. Assim, os efeitos da terapia com chocolate são prolongados.
Essa técnica de naturopatia à base de cacau para o bem-estar é reconfortante, tanto para o corpo quanto para a mente, atuando inclusive no sistema nervoso.
Alguns benefícios:
- Pele mais nutrida fora com minerais, oligoelementos, antioxidantes e vitaminas
- Atuação dos mesmos elementos nutricionais com ação metabólica
- Melhor circulação sanguínea
- Relaxamento alcançado através do triptofano – aminoácido precursor da serotonina
- Ajudar a dormir melhor e diminuir o stress
- aumenta o tônus muscular
- Aumenta a libido (é um afrodisíaco magnífico)
- Produz um sentimento de euforia através da produção de endorfinas
- Ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a combater a celulite
- Diminui o envelhecimento celular inclusive da pele
Quer experimentar? Essa é uma receita caseira bem fácil de uma máscara facial para ser feita em casa:
Derreta 150 gramas de chocolate cacau puro (ou o mais próximo disso) em banho-maria ou no microondas, somente até começar a derreter. Misture 1 colher de sopa de óleo de amêndoas e uma colher de chá de rosa mosqueta. Aplique no rosto e pescoço, deixe atuar por 20 minutos, e enxague com água morna, finalizando com a aplicação de um hidratante.
Gostou? Você encontra diversas receitas no Ebook Cosméticos Naturais, idealizado pela parceira Perfu-Maria de Ervas. Você pode conhecer e adquirir o exemplar digital no botão:
Fonte: Site Zarllor
Estamos nas redes sociais:
Blog: www.despertaluz.com.br
Portal de cursos: www.portaldespertaluz.com
Instagram: https://www.instagram.com/despertaluz/
Facebook: https://www.facebook.com/portaldespertaluz/
Pinterest: https://br.pinterest.com/despertaluz/
Email: portaldespertaluz@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/despertaluz
Imagem de Alexander Stein por Pixabay